quinta-feira, 19 de junho de 2014

Aula Prática de Tipagem Sanguínea

Olá galerinha @ntenada!

     Por acaso você sabe o seu tipo sanguíneo? Não?! Está na hora de procurar saber, não acha? Aqui em nossa escola, o professor Francisco, de Biologia de nossa EREM Senador F. Pessoa de Queiroz, resolveu acabar com a dúvida de nossos alunos a esse respeito.
     Durante uma aula ministrada no mês de maio, o discente explicou-nos que a tipagem sanguínea é uma prática necessária para complementar a teoria vista em sala de aula. Como sabemos, os dois sistemas sanguíneos mais pedidos no ENEM são o A-B-O e o RH. O primeiro classifica o sangue em quatro tipos: A, B, AB e O, enquanto o RH classifica o sangue em RH positivo ou negativo.
     Esses sistemas sanguíneos são importantes para as transfusões e a determinação de paternidade duvidosa. O RH também é importante na prevenção da DHRN (Doença Hemolítica do Recém Nascido). Nesse caso, é necessário que a mãe seja Rh-, o pai Rh+, o primeiro e o segundo filho sejam Rh+.
     Em nossa atividade prática, os alunos do 3º médio A, utilizaram soro Anti-a, Anti-b e Anti-Rh. Usaram também algodão, álcool 70, lancetas, lâminas e paletas para misturar o sangue com o antígeno. A aluna Geiza Carla, 16 anos, disse que "a aula foi muito boa pois tirou as dúvidas de como a tipagem sanguínea era feita em laboratório". Outra aluna, Bruna Lustosa, 17 anos, comentou que "achou legal porque saiu da rotina e que mesmo com a explicação da aula teórica, a prática esclarece melhor".
     O mais importante é que nossos alunos participaram em peso da atividade e todos ficaram super interessados em saber a sua tipagem sanguínea. É assim que o EREM Senador F. Pessoa de Queiroz procura trabalhar: aulas práticas, dinâmicas, que movimentam nossos alunos e despertam neles, cada vez mais, o interesse pelo conhecimento.
      Confira abaixo as fotos desta aula:



0 comentários: