quinta-feira, 20 de junho de 2013

Antenados no protesto do Recife

Olá galerinha @ntenada!

     Como não poderia deixar de ser, nós do @ntenados também estamos realizando a cobertura (da forma que podemos) de tudo que está acontecendo. Sabemos que estão organizando um levante no Cabo para uma passeata e, caso venha a acontecer, lá estaremos. Enquanto esse evento não se realiza, fomos acompanhar de perto os protestos na cidade mais próxima, Recife.
     Chegamos bem cedo, praticamente no início da passeata e percebemos, desde a chegada, que a manifestação seria pacífica (ou pelo menos seria a proposta inicial).
      Pessoas com as bandeiras do Brasil, com as caras pintadas, cartazes com as hashtags #VemPraRua e #OGiganteAcordou, com camisas fraseadas, máscaras do personagem ícone do manifesto (o Anonimous), chegavam, se reuniam, organizavam-se e seguiam o grande grupo, já que não havia (pelo menos não percebemos) um grupo líder que estivesse organizando a passeata.
      Médicos, professores, estudantes, advogados, pessoas de todas as categorias, classes sociais, idades e orientação sexual, estavam presentes no manifesto com uma única intenção: fazer sua voz ser ouvida. E fizeram. Não houve veículo de comunicação que não estivesse presente para registrar o que estava acontecendo ali.



     Protesto pacífico, policiais exemplares. Em determinado momento da passeata, nos deparamos com policiais enfileirados tendo em seus braços uma faixa com o nome "PAZ" e no peito uma ROSA BRANCA. Linda imagem, linda atitude. Tanto, que uma das policiais acabou se emocionando e não conteve as lágrimas.


      Independente da luta, percebemos que, quando o povo vai à luta, é, no mínimo, ouvido. E parece que foi isso que os milhares de brasileiros, que saíram hoje às ruas, perceberam. Basta que isso não acabe aqui. Basta que as pessoas continuem se mobilizando ao primeiro sinal de irregularidade. Manifestações pacíficas, com objetivos determinados, com o povo sabendo requerer seus direitos, SEMPRE serão respeitadas e atendidas.
      A diminuição no valor das passagens no transporte público do Recife (o valor irrisório de R$ 0,10 centavos) não fez com que a população se calasse. Nunca faria. Isso deve-se ao fato de não termos ido à rua apenas pela passagem de ônibus e sim para tirar da garganta o grito que estava preso há tanto tempo e que não tinha sido bradado. Não é apenas pelo valor do transporte; é por muitas outras coisas. Tantas coisas que não dá para enumerar neste texto. Percebemos, inicialmente, três principais motivos: a PEC 37, os gastos com os eventos esportivos (Confederações e Copa) e, claro, o transporte público. Além desses, ainda há a questão de Marcos Feliciano e a "Cura Gay". A população não esqueceu isso. Ainda veremos protestos contra essa "cura" absurda levantada por ele.

      O que aconteceu hoje em praticamente todo o país é um fato histórico. Nós, do @ntenados, estamos orgulhosos de ter feito parte deste dia grandioso para a população brasileira. Estamos orgulhosos de ter percebido que a população não é passiva aos desmandos de quem está no poder. O que vimos hoje foi o despertar do gigante. Constatamos o poder de uma rede social como meio de comunicação para grandes levantes da sociedade. Presenciamos a população brasileira avisar aos governantes: Não somos bobos!, e presenciamos, acima de tudo, que o Brasil quer mudar.

O povo foi às ruas. Que isso aconteça sempre que for necessário. Que o gigante não adormeça nunca mais.


PARABÉNS BRASIL!

     A matéria foi produzida pelo nosso Diretor Geral, Benylton Correia. Todos os nossos repórteres são menores de idade e não achamos seguro, mesmo sabendo que o protesto seria pacífico, levá-los ao evento.

0 comentários: